Os estádios da Copa do Mundo

Você piscou e o fim do ano já está ali, virando a esquina. E, finalmente, está chegando a hora de vestir a nossa camisa verde e amarela, reunir os amigos, fazer aquela festa e torcer para seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar, que começa no próximo dia 20, um domingo.

Que tal, então, irmos esquentando as turbinas? Nesse texto, vou levar você em um pequeno tour para conhecer os oito estádios onde a bola vai rolar dentro de alguns dias.

Embarcando para o Qatar (mais ou menos)

Antes de mais nada, alguns avisos aos passageiros do nosso voo: o Qatar, esse país longínquo do mundo árabe, foi construído no golfo – e basicamente no meio do deserto. É um lugar quente durante o ano todo.

Historicamente, a Copa do Mundo é disputada entre os meses de junho e julho, mas no Qatar, as temperaturas altas fizeram com que a FIFA, preocupada com a saúde e o bem estar dos atletas, adiasse a competição para os meses com temperaturas mais amenas, ficando entre 18 e 24 graus.

Essa competição vai pegar fogo, amigo! Agora, vamos ao que interessa…

Os estádios da Copa do Mundo

Al Bayt

Construído na cidade de Al Khor para comportar 60 mil pessoas, esse estádio lembra, em sua arquitetura, as famosas tendas tão comumente usadas pelos povos locais.

Jogo para ficar de olho aqui: Espanha x Alemanha – duas seleções campeãs do mundo batendo de frente em um jogo que promete.

Al Janoub

Mais uma obra que faz homenagem a um grande símbolo local, o design do estádio lembra muito os dhows, os tradicionais barcos de pesca de pérolas. 40 mil pessoas vão poder ver os jogos aqui.

Jogo para ficar de olho aqui: França x Austrália – jogo da atual campeã do mundo é sempre um atrativo poderoso. Craque aqui é o que não vai faltar.

Ahmed Bin Ali

Esse estádio foi construído às margens de um deserto – literalmente – para substituir o antigo campo que já estava lá e acomodar 40 mil pessoas. Mas aqui também fica o The Mall of Qatar, um shopping, o que transforma tudo isso em um complexo interessantíssimo. Sua arquitetura lembra as dunas do deserto. Apropriado.

Jogo para ficar de olho aqui: Croácia x Bélgica – donas de, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar na Rússia, em 2018, esse duelo vai pegar fogo, amigo.

Al Thumama

Construído na capital, Doha, e com capacidade para 40 mil pessoas, esse estádio foi construído especificamente para a Copa do Mundo. Seu design é inspirado na gahfiya, uma touca trançada que faz parte do vestuário local.

Jogo para ficar de olho aqui: Senegal x Holanda – a atual campeã africana chega ao Qatar com um elenco repleto de jogadores habilidosos, como Edouard Mendy, goleiro titular do Chelsea e Sadio Mané, atacante do Bayern de Munique.

Education City

Não sei se você se lembra, mas já falamos sobre esse estádio aqui no blog. O Education City é dono de diversas inovações no que diz respeito ao gramado, pois ele foi todo feito pensando em sustentabilidade.

Jogo para ficar de olho aqui: Uruguai x Coréia do Sul – de uns anos pra cá, o futebol da Celeste Olímpica tem chamado bastante a atenção devido ao talento dos seus jogadores e tem atraído a simpatia de vários brasileiros.

Khalifa International

Ao contrário da maioria dos estádios, esse, pode ser considerado uma relíquia. Construído em 1976, é o principal palco esportivo do Qatar. E recebeu diversas melhorias para o torneio – sendo que o que mais chama a atenção são os arcos, que representam um abraço àqueles que vão acompanhar a Copa do Mundo.

Jogo para ficar de olho aqui: Inglaterra x Irã – o English Team vem com a continuidade de uma base sólida depois do quarto lugar na Rússia. 25 dos seus 26 jogadores atuam na Premiere League, o campeonato mais forte do mundo.

974

Com capacidade para 40 mil pessoas, o 974 é temporário e foi construído à partir de containers e é desmontável. Ele é palco de um dos jogos do escrete canarinho, Brasil x Suíça, no dia 28/11.

Jogo para ficar de olho aqui: Polônia x Argentina – eu sei, eu sei, são os Hermanos. Mas é um jogo que vai colocar frente a frente Lewandowski e Messi? Queremos!

Lusail

Maior estádio dessa competição, o Lusail comporta 80 mil pessoas e fica localizado bem perto da capital, a 15 quilômetros do centro de Doha. Seu design é um mix da cultura do país, representando embarcações e várias peças de arte.

Para os brasileiros, é um lugar importante: é no Lusail que a nossa seleção vai cumprir dois jogos da fase de grupos, além, é claro, de ser o palco da final da competição, no dia 18/12.

Jogo para ficar de olho aqui: Brasil x Sérvia – o jogo de estreia do time comandado por Tite não podia ser jogado em um lugar mais prestigiado. E com um elenco recheado de talentos jovens, o hexa vem!

Esqueça o cansaço das viagens!

E, talvez, o melhor de tudo, fica para o final. O Qatar é um país pequeno em dimensões e todos os estádios ficam, no máximo, a 70 quilômetros de distância um do outro, portanto, esqueça o cansaço pelas viagens longas.

E isso é ótimo, pois todas as seleções vão estar mais aptas a apresentar seu potencial máximo nessa competição.

Hora de ligar a televisão, chamar a turma e botar fogo na churrasqueira, amigo!

https://www.gramasguaruja.com.br/dicas/a-evolucao-dos-gramados-no-brasil/